quarta-feira, 29 de abril de 2009

Conta de luz: reajuste de 3,64% para consumidores residenciais


Liminar derruba a decisão da Aneel que havia reduzido a tarifa




A Celpe conseguiu ontem (28), uma liminar na Justiça Federal derrubando a decisão da Angência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que havia determinado uma redução de 4,42% nas contas dos consumidores residenciais. Com essa decisão da Justiça, as contas de luz vão ser reajustadas agora em 3,64%, a partir de amanhã.


A liminar que suspendeu a redução e determinou a Aneel a fazer uma nova revisão das tarifas da Celpe foi concedida pelo juiz substituto Alaor Piacini, da 9ª Vara Federal em Brasília.


O Governo do Estado divulgou nota sobre a decisão da Justiça Federal em suspender a redução das contas de luz e determinar um novo aumento. No texto, o procurador-geral do Estado, Tadeu Alencar, disse que a decisão da Justiça Federal em Brasília foi parcial porque ouviu apenas o lado da Celpe e não levou em conta o interesse da população pernambucana. O procurador afirmou ainda que o Governo vai recorrer da decisão.


Os novos índices calculados pela Aneel resultaram num efeito médio de 6,45%, com aplicação a partir desta quarta-feira (29) para 2,8 milhões de unidades consumidoras em 185 municípios de Pernambuco e na cidade de Pedra do Fogo, na Paraíba.



Para os consumidores de alta tensão (indústria, por exemplo), são três os tipos de reajuste: A1 (230KW ou mais), de 7,80%; A3 (69KW), de 12,20%; e A4 (2,3KW A 25KW), de 11,41%.


A Aneel vai recorrer da decisão, porém enquanto o recurso não é julgado terá que cumprir determinação judicial.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Peixinhos terá primeiro conjunto habitacional com 400 apartamentos

Do Blog do Jamildo
Governo e Caixa anunciaram dois projetos habitacionais voltados para os servidores inscritos no Programa Habitacional do Servidor Público Estadual (PHSPE).
O primeiro projeto é no bairro de Peixinhos, em Olinda. O estudo preliminar já foi elaborado e vai ser enviado para aprovação na Caixa Econômica. Estima-se um investimento de cerca de R$ 20 milhões, com recursos do Estado e do FGTS. O empreendimento, que abrange uma área de 46.802,22 m², localizada em frente ao Nascedouro de Peixinhos, vai ser voltado para os funcionários públicos estaduais que moram no Recife ou em Olinda, com renda de zero a seis salários mínimos. Serão construídos 432 apartamentos, distribuídos em 27 blocos e a expectativa é que o valor de comercialização seja de aproximadamente R$ 40 mil.

A segunda medida foi a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salgueiro para a inclusão dos servidores municipais e estaduais da cidade no PHSPE. A prefeitura já fez a doação de duas áreas, localizadas no bairro de Nossa Senhora Aparecida e no Loteamento Novo Horizonte, sendo um com 3 hectares e outro com 20 hectares, respectivamente. Ambos já possuem rede de energia elétrica e de abastecimento d’água. Vão ser construídas 200 unidades habitacionais apara os funcionários públicos com renda de zero a cinco salários mínimos.

Nas duas ações, serão utilizados os mesmo critérios para selecionar as famílias que serão beneficiadas. Cerca de 25% dos imóveis serão destinados a policiais militares, uma ação conjunta do Pacto pela Vida; 5% serão destinados às famílias que possuem portadores de necessidades especiais; e também serão priorizadas pessoas idosas e famílias com baixa renda.
O governador garantiu que outros terrenos pertencentes ao Governo do Estado serão repassados para a execução do programa. “Nossa prioridade é beneficiar quem ganha entre zero e três salários mínimos, a população mais pobre, que mais precisa, que está em situação de precariedade. E também o cadastro que nós temos dos nossos servidores públicos. Isso faz parte, inclusive, da pauta de reivindicação que os servidores entregaram na mesa de negociação salarial”, falou Eduardo.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

PROFESSORA DA REDE PÚBLICA ALIA TECNOLOGIA À EDUCAÇÃO PARA DIVULGAR ASSUNTOS DIDÁTICOS EM WEBBLOGS



Do portal educacao.pe.gov.br

‘Unir o útil ao agradável’. Foi com esse pensamento que a professora de história Lucileide Lima, da Escola Estadual Custódio Pessoa, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, promoveu uma grande mudança na unidade de ensino. Fã número um das diversas tecnologias, com destaque para informática, atribuiu aos conteúdos tradicionais de sua disciplina às novas formas de ensinar e atraiu a atenção de seus estudantes e de unidades vizinhas.

‘Queria transformar minhas aulas em atividades mais atraentes e dinâmicas, e com isso busquei utilizar os meios tecnológicos e os resultados foram surpreendentes’, diz a professora, que através de sua didática conseguiu, além da interação dos alunos, desenvolver um projeto macro - o webblogs. Ela é uma das docentes beneficiadas com o Programa Professor Conectado, do Governo do Estado, que entregou a cada professor da rede um notebook.

O webblog é uma rede de blogs desenvolvida por professores e estudantes da escola e conta com adesão das disciplinas de matemática, química e inglês. Atualmente o projeto possui oito blogs: Custódio Pessoa – Vestibular Seriado; Teacher Waquíria Souza; Educar Tecnologias; Histori@ & Jogos; História; Escola Custódio Pessoa (Oficial); Bendita seja Matemática; e Química Eversan.

Segundo a professora o projeto é aberto a todos e tem conquistado a cada dia a adesão de mais alunos. ‘Eles participam de todas as etapas, tanto na pesquisa, produção dos textos e atualização dos blogs, como também utilizam os blogs como fonte de informação e conteúdos’. Essa iniciativa tem atraído ainda ex-alunos da escola e que hoje estudam em outras unidades.

Em 2007 a escola participou do Prêmio Tecnologia a Serviço da Educação, que tem como objetivo valorizar as experiências e iniciativas dos alunos e docentes da rede, e foi uma das vencedoras com o projeto ‘Nem tudo na rede é peixe: ensinando a pesquisa na internet através da biblioteca virtual Custódio Pessoa’. ‘Participar do Prêmio também nos possibilitou melhorar e ampliar a estrutura do Projeto, pois através da premiação a unidade ganhou um kit escolar composto por um projetor multimídia, uma tela de projeção, um notebook, uma filmadora digital, uma câmara digital, além de cinco pen drives, cinco web-cams, um gravador/reprodutor de DVD, uma televisão 29’, um multi funcional laser e um guia rápido para instalação do kit’.

Para este ano, a escola já está inscrita nas Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação (OJE), uma competição virtual que envolve jogos digitais e conteúdos educacionais, realizada pela Secretaria de Educação, em parceria com o Porto Digital.

Para quem quiser conhecer a webblogs da Escola Custódio Pessoa basta acessar os endereços eletrônicos: www.lucilleide.blogspot.com e www.escolacustodiopessoa.wordpress.com.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Novo Enem democratiza acesso à universidade, diz pró-reitora da UFRPE

O sistema unificado permitiria que alunos com boas notas mas que não foram classificados pudesse, ainda assim, cursar o ensino superior
As mudanças na prova do novo Exame Nacional do Ensimo Médio (Enem), que deve ser realizadas nos dias 3 e 4 de outubro, estão sendo discutidas por representantes de universidades de todo o nordeste. O encontro é no Recife. Para saber mais sobre os temas do debate, o Bom Dia Pernambuco conversou com a pró-reitora de ensino da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena.
Uma das propostas do Ministério da Educação (MEC) é que o Enem seja aplicado a conteúdos do ensino médio e substitua o vestibular. “As universidades também podem usar um percentual da nota do exame para complementar o vestibular, como as universidades federais já fazem. As outras propostas são usar o Enem como primeira fase do vestibular ou para preencher vagas remanescentes”, explica Maria José de Sena.
As ideias, porém, ainda estão em discussão. “Estamos avaliando como usaremos o Enem da UFRPE”, afirmou. “O uso unificado do Enem permite uma democratização do acesso. Não é justo que um candidato que tire oito na prova não possa cursar o ensino superior por limitações de vaga naquela universidade específica”, afirma a pró-reitora.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Eduardo Campos decreta luto oficial de três dias pela morte de João Santos

A homenagem ao empresário que morreu nesta quarta (15) deve começar na sexta-feira (17)

Da Redação do pe360graus.com

O governador Eduardo Campos irá decretar luto oficial por três dias pela morte do empresário João Santos a partir desta sexta-feira (17). O governador soube do falecimento do industrial pernambucano poucos minutos depois do fato ter sido noticiado, na noite deta quarta (14).
Eduardo Campo, que está em Brasília, lamentou a morte do empresário, por ele considerado um dos “mais bem sucedidos do Brasil".
JOÃO SANTOS
João Santos morreu na noite desta quarta-feira (15), no Hospital Português. Ele deu entradaNo final da tarde, ele deu entrada na unidade de saúde e por volta das 21h25 faleceu por parada cardíaca.
Formado em ciências econômicas pela antiga Faculdade de Comércio de Pernambuco, João Santos, 101 anos, era empresário do ramo de cimento e do setor sucroalcooleiro. No início da década de 50, ele fundou a Cimentos Nassau, uma das maiores empresas do ramo no país. Ele ainda é dono de um conglomerado de empresas de comunicação em Pernambuco e no espírito santo.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Empregada doméstica é agredida por síndica de prédio em Boa Viagem

Do JC Online
Com informações do Jornal do Commercio

A empregada doméstica Valdilene Maria Batista, de 39 anos, registrou queixa de agressão contra a síndica do prédio onde trabalha, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na manhã desta terça-feira (14). De acordo com o boletim de ocorrência, a funcionária tentava transportar o carrinho de compras pelo elevador social do edifício, quando foi surpreendida pela moradora, que puxou suas orelhas e a repreendeu pela atitude. O caso aconteceu na última quinta-feira, mas só hoje a vítima esteve na delegacia do bairro. Câmeras do circuito interno de segurança teriam flagrado a confusão e as imagens já foram solicitadas pela delegada responsável.
A empregada doméstica trabalha no local há 12 anos. Ela disse que utilizou o elevador social por que o de serviço encontrava-se preso no 10º andar. O advogado de Valdilene tentou conseguir as imagens, mas o condomínio não autorizou a liberação.
PARA VER O VÍDEO CLIQUE AQUI

Vida e obra de Luiz Gonzaga serão contadas em livro


O jornalista e escritor José Mário Austregésilo lança, nesta quarta, um livro contando a vida e a obra do Rei do Baião



Será lançado hoje (15), às 20h, no espaço Olinda Sítio das Artes, que fica na Rua Bispo Coutinho, no Alto da Sé – Olinda, O livro "Luiz Gonzaga: o Homem, Sua Terra e Sua Gente", do jornalista e escritor José Mário Austregésilo.



No livro, o autor detalha a trajetória de Luiz Gonzaga na seqüência usada por Euclides da Cunha em “Os Sertões”: a terra, o homem e a luta.



José Mário Austregésilo é mestre em Comunicação Social e professor de jornalismo, radialismo e publicidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

domingo, 12 de abril de 2009

Deputado federal Carlos Wilson é enterrado no Recife

Velório aconteceu durante toda a tarde com a presença do presidente Lula e dos ministros Franklin Martins e José Múcio; ex-governador morreu na noite do último sábado

Da Redação do pe360graus.com
O corpo do deputado federal Carlos Wilson Campos (PT-PE) foi enterrado na tarde deste domingo (12) no cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O político foi velado durante todo o dia no Palácio do Governo.
Estavam presentes no enterro o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o prefeito do Recife, João da Costa, o presidente do PT estadual, Jorge Perez, além de deputados e vereadores.
O velório do ex-governador do Estado e ex-senador teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros Franklin Martins e José Múcio, e do chefe de gabinete, Gilberto Carvalho.
Carlos Wilson faleceu na noite do último sábado (11), no Recife. Ele tinha 59 anos e estava internado no Hospital Santa Joana, no Recife, em estado grave, desde o dia 3 de março.
Wilson lutava contra um câncer há cinco anos. Na política há 36 anos, ele se elegeu vice-governador na chapa de Miguel Arraes e exerceu o cargo principal do estado entre 1990 e 1991, quando Arraes se candidatou ao Legislativo.
Foi eleito senador uma vez e deputado federal três vezes. No primeiro ano do governo Lula, foi presidente da Infraero. Em 2006, Wilson se elegeu deputado federal. Ele era advogado e nasceu no Recife.

Mensagem de Páscoa do papa Bento XVI

Amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro!
A todos vós formulo cordiais votos de Páscoa com as palavras de Santo Agostinho: «Resurrectio Domini, spes nostra – a ressurreição do Senhor é a nossa esperança» (Agostinho, Sermão 261, 1). Com esta afirmação, o grande Bispo explicava aos seus fiéis que Jesus ressuscitou para que nós, apesar de dest inados à morte, não desesperássemos, pensando que a vida acaba totalmente com a morte; Cristo ressuscitou para nos dar a esperança (cf. ibid.).
Com efeito, uma das questões que mais angustia a existência do homem é precisamente esta: o que há depois da morte? A este enigma, a solenidade de hoje permite-nos responder que a morte não tem a última palavra, porque no fim quem triunfa é a Vida. E esta nossa certeza não se funda sobre simples raciocínios humanos, mas sobre um dado histórico de fé: Jesus Cristo, crucificado e sepultado, ressuscitou com o seu corpo glorioso. Jesus ressuscitou para que também nós, acreditando n’Ele, possamos ter a vida eterna. Este anúncio situa-se no coração da mensagem evangélica. Declara-o com vigor São Paulo: «Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação e vã a nossa fé». E acrescenta: «Se tão somente nesta vida esperamos em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens» (1 Cor 15, 14.19). Desde a alvorada de Páscoa, uma nova primavera de esperança invade o mundo; desde aquele dia, a nossa ressurreição já começou, porque a Páscoa não indica simplesmente um momento da história, mas o início duma nova condição: Jesus ressuscitou, não para que a sua memória permaneça viva no coração dos seus discípulos, mas para que Ele mesmo viva em nós, e, n’Ele, possamos já saborear a alegria da vida eterna.
Portanto a ressurreição não é uma teoria, mas uma realidade histórica revelada pelo Homem Jesus Cristo por meio da sua «páscoa», da sua «passagem», que abriu um «caminho novo» entre a terra e o Céu (cf. Heb 10, 20). Não é um mito nem um sonho, não é uma visão nem uma utopia, não é uma fábula, mas um acontecimento único e irrepetível: Jesus de Nazaré, filho de Maria, que ao pôr do sol de Sexta-feira foi descido da cruz e sepultado, deixou vitorioso o túmulo. De facto, ao alvorecer do primeiro dia depois do Sábado, Pedro e João encontraram o túmulo vazio. Madalena e as outras mulheres encontraram Jesus ressuscitado; reconheceram-No também os dois discípulos de Emaús ao partir o pão; o Ressuscitado apareceu aos Apóstolos à noite no Cenáculo e depois a muitos outros discípulos na Galileia.
O anúncio da ressurreição do Senhor ilumina as zonas escuras do mundo em que vivemos. Refiro-me de modo particular ao materialismo e ao niilismo, àquela visão do mundo que não sabe transcender o que é experimentalmente constatável e refugia-se desconsolada num sentimento de que o nada seria a meta definitiva da existência humana. É um facto que, se Cristo não tivesse ressuscitado, o «vazio» teria levado a melhor. Se abstraímos de Cristo e da sua ressurreição, não há escapatória para o homem, e toda a sua esperança permanece uma ilusão. Mas, precisamente hoje, prorrompe com vigor o anúncio da ressurreição do Senhor, que dá resposta à pergunta frequente dos cépticos, referida nomeadamente pelo livro do Coeleth: «Há porventura qualquer coisa da qual se possa dizer: / Eis, aqui está uma coisa nova?» (Co 1, 10). Sim – respondemos –, na manh&a tilde; de Páscoa, tudo se renovou. «Mors et vita / duello conflixere mirando: dux vitae mortuus / regnat vivus – Morte e vida defrontaram-se / num prodigioso combate: / O Senhor da vida estava morto; / mas agora, vivo, triunfa». Esta é a novidade! Uma novidade que muda a vida de quem a acolhe, como sucedeu com os santos. Assim aconteceu, por exemplo, com São Paulo.
No contexto do Ano Paulino, várias vezes tivemos ocasião de meditar sobre a experiência do grande Apóstolo. Saulo de Tarso, o renhido perseguidor dos cristãos, a caminho de Damasco encontrou Cristo ressuscitado e foi por Ele «conquistado». O resto já sabemos. Aconteceu em Paulo aquilo que ele há-de escrever mais tarde aos cristãos de Corinto: «Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O que era antigo passou: tudo foi renovado!» (2 Cor 5, 17). Olhemos para este grande evangelizador que, com o audaz entusiasmo da sua acção apostólica, levou o Evangelho a muitos povos do mundo de então. Que a sua doutrina e o seu exemplo nos estimulem a procurar o Senhor Jesus; nos animem a confiar n’Ele, porque o sentido do nada, que tende a intoxicar a humanidade, já foi vencido pela luz e a esperança que dimanam da ressurreição. Já são verdadeiras e reais as palavras do Salmo: «Nem as trevas, para Vós, têm obscuridade / e a noite brilha como o dia» (139/138, 12). Já não é o nada que envolve tudo, mas a presença amorosa de Deus. Até o próprio reino da morte foi libertado, porque também aos «infernos» chegou o Verbo da vida, impelido pelo sopro do Espírito (Sal 139/138, 8).
Se é verdade que a morte já não tem poder sobre o homem e sobre o mu ndo, todavia restam ainda muitos, demasiados sinais do seu antigo domínio. Se, por meio da Páscoa, Cristo já extirpou a raiz do mal, todavia precisa de homens e mulheres que, em todo o tempo e lugar, O ajudem a consolidar a sua vitória com as mesmas armas d’Ele: as armas da justiça e da verdade, da misericórdia, do perdão e do amor. Tal foi a mensagem que, por ocasião da recente viagem apostólica aos Camarões e a Angola, quis levar a todo o Continente Africano, que me acolheu com grande entusiasmo e disponibilidade de escuta. De facto, a África sofre desmedidamente com os cruéis e infindáveis conflitos – frequentemente esquecidos – que dilaceram e ensanguentam várias das suas Nações e com o número crescente dos seus filhos e filhas que acabam vítimas da fome, da pobreza, da doença. A mesma mensagem repetirei com vigor na Terra Santa , onde terei a alegria de me deslocar daqui a algumas semanas. A reconciliação difícil mas indispensável, que é premissa para um futuro de segurança comum e de pacífica convivência, não poderá tornar-se realidade senão graças aos esforços incessantes, perseverantes e sinceros em prol da composição do conflito israelita-palestiniano. Da Terra Santa, o olhar estende-se depois para os países limítrofes, o Médio Oriente, o mundo inteiro. Num tempo de global escassez de alimento, de desordem financeira, de antigas e novas pobrezas, de preocupantes alterações climáticas, de violências e miséria que constringem muitos a deixar a própria terra à procura duma sobrevivência menos incerta, de terrorismo sempre ameaçador, de temores crescentes perante a incerteza do amanhã, é urgente descobri r perspectivas capazes de devolverem a esperança. Ninguém deserte nesta pacífica batalha iniciada com a Páscoa de Cristo, o Qual – repito-o – procura homens e mulheres que O ajudem a consolidar a sua vitória com as suas próprias armas, ou seja, as armas da justiça e da verdade, da misericórdia, do perdão e do amor.
Resurrectio Domini, spes nostra – a ressurreição de Cristo é a nossa esperança! É isto que a Igreja proclama hoje com alegria: anuncia a esperança, que Deus tornou inabalável e invencível ao ressuscitar Jesus Cristo dos mortos; comunica a esperança, que ela traz no coração e quer partilhar com todos, em todo o lugar, especialmente onde os cristãos sofrem perseguição por causa da sua fé e do seu compromisso em favor da justiça e da paz; invoca a esperanç a capaz de suscitar a coragem do bem, mesmo e sobretudo quando custa. Hoje a Igreja canta «o dia que o Senhor fez» e convida à alegria. Hoje a Igreja suplica, invoca Maria, Estrela da Esperança, para que guie a humanidade para o porto seguro da salvação que é o coração de Cristo, a Vítima pascal, o Cordeiro que «redimiu o mundo», o Inocente que «nos reconciliou a nós, pecadores, com o Pai». A Ele, Rei vitorioso, a Ele crucificado e ressuscitado, gritamos com alegria o nosso Aleluia!

Fonte: Zenit

sábado, 11 de abril de 2009

Mercado de São José: Carente de cuidados


O Mercado de São José, que fica na Praça Dom Vital no Bairro do mesmo nome, foi inaugurado em 1875 e possui a mesma arquitetura neoclássica dos mercados europeus da época.

É um dos principais mercados públicos municipais do Brasil conservando sua arquitetura original. Seus boxes abertos diariamente, 542 no total, possuem uma imensa diversidade de produtos e serviços: roupas, frutas, carnes, folhetos de cordel, produtos de umbanda e candomblé, jogos de búzios e tarô e muito mais. Contudo, este patrimônio do povo recifense está carente de cuidados. O mau cheiro tomou conta do ambiente incomodando os clientes que não param de reclamar.

Segundo informações obtidas por um vendedor do local, são os próprios comerciantes que estão deixando o lugar sujo e para completar, a prefeitura não está fazendo sua parte no que se refere a limpeza e fiscalização dos comerciantes.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Buracos nas avenidas preocupam motoristas recifenses


Buracos que já estão na categoria de "crateras" estão preocupando os motoristas recifenses

Não é difícil identificar, nas ruas e avenidas do recife, vários buracos que mais parecem crateras. O caso que mais chamou a atenção foi o do novo viaduto, retorno, localizado logo após o Aeroporto Gilberto Freyre (Aeroporto dos Guararapes), na descida, sentido Prazeres - Boa Viagem. Os buracos são enormes para o tempo do viaduto, recém-construído, revelando que o material utilizado não é de boa qualidade.

Outros viadutos também são motivos de preocupação para os motoristas, é o caso viaduto da cidade universitária e de todo o perímetro que se estende do Hospital das Clínicas até a entrada do colégio militar do Recife CMR.

Outro ponto critico é o girador de peixinhos onde o asfalto está totalmente desnivelado ocasionando vários acidentes, principalmente com motos. “Quem vai pagar a manutenção dos nossos carros quando o inverno chegar pra valer e a cidade ficar com mais buracos do que já tem?” questiona o comerciante João Elias da silva morador de Olinda.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Engenho do Meio: moradores pedem pavimentação de ruas



A comunidade do Engenho do Meio sofre diariamente, com sérios problemas de infra-estrutura. Segundo os moradores várias ruas do bairro precisam de pavimentação ou recapeamento.


A Rua Visconde de São Leopoldo, que fica nas imediações da praça João Miguel de Souza Junior é uma das mais prejudicadas pelo descaso dos poderes públicos com o bairro. A informação que recebemos é que há mais de cinco anos nenhuma obra de drenagem ou pavimentação é feita no local.

Fala povo!

Leitores denunciam,
Orla de Boa Viagem: Depósito de Lixo

Caminhar pela orla da praia de Boa Viagem, cartão postal recifense, é entrar em contato com uma das principais belezas da capital pernambucana, certo? Errado.

É de fazer vergonha a quantidade de sacolas plásticas, fraldas descartáveis, cacos de vidro e muitas outras coisas que encontramos boiando ou simplesmente, jogadas na areia causando constrangimento em todos que passam. A prefeitura tem feito a sua parte recolhendo parte do lixo, mas o problema é que o povo recifense não tem nenhuma consciência.
Sinto-me envergonhada de ser recifense quando vejo uma coisa dessas!
Andreia C. de Moura
Comerciante.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Fala povo!

Mais um leitor envia reclamação:

“Sou motorista de ônibus e acho absurdo o que os motoristas estão fazendo todos os dias no encontro da Avenida Carlos Gomes com a Caxangá na altura do Bradesco do Benfica. A via é de mão dupla e os carros e motos, invadem a contramão formando fila dupla e atrasando ainda mais o trânsito.

Onde está a CTTU?”

Opinião do leitor: a culpa é do povo

Leitor do nosso blog enviou:
"Sou morador da Rua Isaac marckmam há mais de vinte e cinco anos e sofro, diariamente, com a falta de educação dos moradores da comunidade que depositam todo tipo de lixo na esquina da rua com a Rua Bethoven.

Em muitos casos o acúmulo de lixo é por problemas na coleta, mas lá no Bongi o problema é com o povo que, muitas vezes, volta a depositar lixo no local minutos após a coleta ter passado".

Violência e prostituição na avenida Sul e Cabanga

A Avenida Sul, no trecho que inicia a partir da ponte de afogados, no sentido cidade é costumeiramente, ponto de assaltos a carros particulares, ônibus e principalmente a pedestres.

Nos fins de semana, vários indivíduos transitam principalmente de bicicleta e moto pela avenida em direção as praias da Boa Viagem e Pina e no caminho, vão assaltando quem estiver pela frente.

Militares do quartel do Cabanga, (quartel do exército), afirmam que o problema é bem antigo e que já aconteceu de tudo nas imediações. Contaram também que, os próprios militares, são assaltados quando largam do serviço, sobretudo, nos finais de semana. Moradores do bairro do Cabanga afirmam que além dos assaltos, a prostituição de menores e o tráfico de entorpecentes no local também é uma constante. “Muitas meninas estão se prostituindo por drogas e dinheiro,” contou o aposentado Manoel Dias morador do local.
Já que o problema é antigo e enquanto não se faz nada o melhor é evitar passar pelo local.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

TV Universitária promoverá debates sobre D. Hélder

A TV UNIVERSITÁRIA - TVU, Canal 11, órgão da Universidade Federal de Pernambuco, vai promover, a partir de hoje, 06 de abril (segunda a quarta-feira), no horário das 19 às 20h, no PROGRAMA "OPINIÃO PERNAMBUCO", debates sobre A VIDA E A MISSÃO DE DOM HELDER CAMARA.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 06 de abril (Segunda-feira): Biografia de Dom Helder
Dia 07 de abril (Terça-feira): O pensamento político de Dom Helder
Dia 08 de abril (Quarta-feira): O pensamento religioso de Dom Helder

Cenas de horror após partida de futebol

Como de costume, o Recife assiste ao término de cada partida de futebol, principalmente quando se enfrentam Spot, Santa e Náutico, a cenas de horror provocadas por torcedores. Não há limites para esses rapazes que partem para todo tipo de agressão simplesmente para mostrar aos outros que são mais fortes.

Apesar do esforço da PM em manter a segurança, os conflitos se espalham por vários pontos da cidade. As paradas de ônibus, estações de metrô e terminais integrados do SEI são, costumeiramente, palcos de barbáries envolvendo torcedores rivais e pondo em risco a vida de quem está simplesmente esperando um coletivo.

Na noite de ontem, após o jogo Sport e Santa, aconteceram várias brigas entre torcedores que, já tinham sido marcadas por blogs e comunidades do Orkut. “O conflito ocorrido, na Avenida Conde da Boa Vista, já estava previsto para acontecer independente do resultado do jogo”, afirmou um leitor do nosso blog que não quer ser identificado.

Cabe as autoridades investigar a procedência da denuncia.

Dentro de Campo

Como se não bastasse à rivalidade entre tricolores e rubro-negros, os atletas do Santa Cruz: Pedro Henrique e Marcio Barros, que deveriam agir como profissionais, contribuíram para esquentar os ânimos entre as torcidas, agredindo um gandula com uma bolada e chutando o jogador Paulo Baier respectivamente. Ambos foram expulsos.

Praça do Arsenal: Bandidos furtaram notebook do comunicador Roger de Renor

A assessoria do apresentador pernambucano Roger de Renor informou que, na noite de ontem (05), o comunicador teve seu computador furtado na Praça do Arsenal da Marinha, Recife antigo.

Roger oferece uma recompensa de R$ 1.000 para quem devolver o notebook que é preto da marca Compaq, tendo em vista que todos os seus arquivos de trabalho estão guardados no PC.

O telefone para contato é o (81) 9252-5911.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Missas em Recife e Olinda lembram o domingo de ramos

Com informações do pe360graus.com
No próximo domingo (5), será celebrado, entre os católicos, o Domingo de Ramos, quando é lembrada a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes da crucificação e da ressurreição.
Em Recife, haverá missa na Ordem Terceira de São Francisco, na Rua do Imperador, centro da cidade. A celebração começa às 8h, com bênção, distribuição de ramos e, em seguida, procissão.
Já em Olinda, na Região Metropolitana, haverá procissão com saída às 7h da Igreja de São João e encerramento na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Também haverá a Procissão de Ramos, às 7h30, com saída do Colégio Coração de Jesus, no Amaro Branco, seguida de missas e bênçãos.
RECIFE
Domingo de Ramos (5)
Onde: Ordem Terceira de São Francisco - Rua do Imperador, RecifeMissa às 8h
OLINDA
Domingo de Ramos (5) 7h – Procissão – Saída da Igreja de São João/Paróquia N. Sra. de Guadalupe - Encerramento e Missa – Paróquia N. Sra. de Guadalupe.7h30 - Procissão de Ramos – saída do Colégio Coração de Jesus, no Amaro Branco, e Missa de Ramos.10h – Bênção da Água e do Fogo na Basílica de São Bento.11h – Santa Missa com a Bênção dos Ramos - Igreja do Carmo.16h30 - Bênção de Ramos, Leitura do Evangelho e Procissão, saindo da Matriz de São Pedro Mártir. Itinerário: Rua Prudente de Morais; Rua 7 de Setembro; Rua de São Bento; Rua 27 de Janeiro, seguindo-se a Santa Missa.

Preso suspeito de atirar em estudante no domingo de Carnaval

Foi preso, na última quarta-feira, o suspeito de ter atirado no estudante Pedro Henrique Câmara, 20 anos, durante o carnaval. Segundo a polícia o acusado, Anderson Alves de Paula, 28 anos, foi encontrado em Casa Amarela, bairro da Zona Norte Recifense.
Pedro Henrique estava em uma parada de ônibus, em Olinda, no Domingo de carnaval quando um carro teria passado, por cima do seu pé. Quando reclamou, o motorista atirou contra ele que está paraplégico.

Abuso sexual em escola do sertão

Acusado fugiu depois que teve sua prisão decretada
Foi decretada ontem 02, a prisão preventiva do acusado de abusar sexualmente de seis crianças, todas alunas da mesma escola, na cidade de Araripina, no Sertão pernambucano.

O acusado, Jailson Alves Bezerra, fugiu depois de ter sua prisão preventiva decretada. A acusação de abuso sexual vem das mães das meninas. De acordo com as mães, Jailson é marido da dona da escola em que as meninas estudam, em nascente, distrito de Araripina.
As meninas já fizeram exames no Instituto Médico Legal de Petrolina e aguardam o resultado que deve sair em 11 dias. A prisão preventiva do acusado foi decretada pelo juiz de Araripina, João Ricardo da Silva Neto.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Jaboatão: Dois mortos em assalto a banco

Um vigilante ferido, e mais dois mortos em assalto a banco no município de Jaboatão dos Guararapes

Testemunhas afirmaram que, quatro homens armados entraram na Caixa Econômica Federal da Praça Nossa Senhora do Rosário, no centro de Jaboatão, e anunciaram o assalto. No tumulto, alguns clientes foram baleados.

Segundo a PM, um dos vigilantes reagiu, trocou tiros com os bandidos e acabou ferido gravemente. O assaltante Paulo Firmino Silva, 33 anos, conhecido por ”Gargamel”, e o cliente Francisco das Chagas Duarte Brito, 62 anos, que era ex-funcionário da Caixa morreram no local.

Outras três pessoas baleadas deram entrada no Hospital Otávio de Freitas: Maria Lúcia de Lima, 48 anos, e os seguranças Ubirajara Pessoa Lopes e José Enoque Soares da Silva, 43 anos.

Um outro assaltante foi baleado no braço direito e deu entrada no Hospital Getúlio Vargas, no Recife onde foi detido porque estava sem documentos. O suspeito acabou confessando ter participado do assalto e afirmou ainda ser foragido da Penitenciária Agroindustrial São João (antiga Pai).

Dois suspeitos conseguiram fugir com um malote de dinheiro, com cerca de R$ 400 mil. O carro usado na fuga, um Polo prata de placa KHM-8451, já foi encontrado pela polícia na Rua Barão de Souza Leão. Os policiais informaram que os fugitivos roubaram outro carro, ainda não identificado, e fugiram em direção a rodovia federal BR-232.

Centenário de D. Helder Câmara



No dia 15 de abril, às 15h, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, haverá uma sessão comemorativa do centenário de nascimento de dom Helder Câmara, sob a coordenação do doutor Victorino Chermont de Miranda. Será uma tarde inteira dedicada a vida e obra de dom Helder.


Para mais informações
clique aqui.

Cinemas de Olinda estão em verdadeiro estado de abandono

O Cine Olinda e o Cine Duarte Coelho foram construídos nas décadas de 30 e 40, respectivamente; hoje os prédios estão sem janelas, poltronas e tela para projeção dos filmes
Da Redação do pe360graus.com
Há muitos anos os moradores de Olinda ficaram sem os dois cinemas que existiam na cidade. Um deles é o Cine Duarte Coelho que foi inaugurado em 1942, funcionou até a década de 60 e hoje está abandonado, com as paredes e muros pichados.
O prédio, que antes acolhia os amantes da sétima arte, atualmente está sem janelas e telhados. Os moradores se queixam da falta de cuidados da prefeitura. “O fundo do meu quintal dá para o cinema Duarte Coelho. Quando chove é ruim, fica tudo alagado e os matos crescem”, disse o representante comercial Walter Nunes Viana.
“Acho que Olinda, enquanto primeira Capital Brasileira da Cultura, deveria cuidar um pouco do cinema, q não tem na cidade”, reclamou o professor de inglês Nadin Simões.
O Cine Olinda também ficou na saudade dos moradores. Há mais de 40 anos o cinema não funciona regularmente. O prédio construído em 1936 passou por uma reforma, ganhou pisos e telhados novos. Mas a instalação elétrica ainda não foi concluída e faltam obras de acabamento na área do palco, na sala de projeções e nos banheiros.
A última reforma no Cine Olinda começou em 2002, há sete anos. Já foram investidos R$ 850 mil nas obras. Os moradores afirmam que no ano passado, mesmo sem poltronas, foi feito uma reinauguração simbólica do cinema com a exibição de um filme. A festa durou pouco e até a tela de exibição já foi retirada do local.
A Secretaria de Cultura e Patrimônio do município disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) quer que a prefeitura firme contrato com uma nova empresa para administrar a próxima etapa obra. Essa foi a exigência do BNDES para liberar mais um R$ 1,5 milhão.
De acordo com a secretária de Patrimônio, Márcia Souto, no caso do Cine Duarte Coelho, ainda não há recursos para a reforma. Nos dois casos, não há prazo para os moradores terem de volta os cinemas de Olinda. “A gente espera que, o quanto antes, esse impasse seja resolvido e a gente possa garantir, efetivamente, a reabertura do cinema", disse a secretária.