terça-feira, 31 de março de 2009

Usuários da linha Curado IV / Boa Viagem reclamam da quantidade de ônibus


De acordo com os usuários a linha opera com apenas três ônibus



Quem necessita pegar o ônibus da linha Curado IV / Boa Viagem já está acostumado com esperas intermináveis e ônibus com a quantidade de passageiros muito além do previsto. O problema se dá, segundo os usuários pela quantidade mínima de ônibus que opera atualmente na linha, três no total.


Além da quantidade de ônibus em circulação, os passageiros reclamam também do estado de conservação dos veículos. “Uma barata subiu na minha perna quando estava no ônibus”, afirmou Suely Maria da Silva usuária que fez a denuncia.


Com a palavra a Viação Borborema e o Consórcio Grande Recife.

Grande Recife anuncia reforço nas linhas bacurau para o show do Iron Maiden

Para atender aos fãs que irão ao show da banda inglesa Iron Maiden, hoje, no Jockey Clube de Pernambuco, bairro do Prado, o Grande Recife Consórcio de Transporte estará disponibilizando mais ônibus para os usuários voltarem para casa. Dez linhas bacurau vão ser reforçadas a partir da meia-noite, totalizando 61 viagens a mais durante a madrugada de terça-feira para quarta-feira.

As 49 linhas que já atendem às proximidades do Jockey Clube, estarão funcionando normalmente até as 22h30.

O objetivo do esquema especial para o show de hoje, não é somente dar maior comodidade aos habituais usuários de ônibus, mas também estimular o uso do coletivo pelas pessoas que possuem carro, de forma a evitar o excesso de veículos no local e, consequentemente, engarrafamentos.

Linhas bacurau que serão reforçadas a partir da meia-noite

322 Jardim São Paulo (Bacurau) – mais 6 viagens
333 Totó (Bacurau) – mais 6 viagens
352 Curado II (Bacurau) - mais 6 viagens
362 Curado IV (Bacurau) - mais 6 viagens
426 Torrões (Bacurau) - mais 6 viagens
427 Monsenhor Fabrício (Bacurau) - mais 7 viagens
435 CDU (Várzea) (Bacurau) - mais 6 viagens
457 São Lourenço (Bacurau) - mais 6 viagens
462 Lot. Santos Cosme e Damião (Bacurau) - mais 5 viagens
523 Dois Irmãos (Bacurau) - mais 7 viagens

Qualquer dúvida em relação aos itinerários das linhas poderá ser esclarecida no site do consórcio Grande Recife www.granderecife.pe.gov.br ou pelo telefone 0800 081 0158

segunda-feira, 30 de março de 2009

Recife e Olinda ignoram apagão voluntário

Milhares de pessoas em todo o planeta apagaram de forma voluntária as luzes entre 20h30 e 21h30 do último sábado (horário local), para lançar um protesto contra as mudanças o aquecimento global. A manifestação, chamada de Hora do Planeta (Earth Hour, na versão em inglês) é realizada, anualmente, pela ONG ambientalista WWF, desde 2007.

No Brasil, cartões postais como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e a Ponte Otávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), em São Paulo, tiveram a iluminação apagada por uma hora. Cerca de 70 cidades brasileiras participaram do evento e mais de 700 empresas e 300 organizações manifestaram apoio.

Infelizmente, Recife e Olinda não aderiram a Hora do planeta. Seria um bom momento para começar um trabalho, junto à população, de conscientização quanto às consequências do aquecimento global. Porém, prefeituras e governo do Estado, ignoraram a oportunidade. Mesmo sem nenhuma divulgação do evento, várias pessoas e empresas aderiram de forma parcial ao apagão.

Igreja Batista de Campo Grande oferece curso pré-vestibular para a comunidade

Por Adriana Dutra

A Igreja Batista em Campo Grande oferece curso pré-vestibular para os jovens do bairro e adjacências


As aulas são gratuitas e acontecem todos os sábados na própria igreja. Com professores capacitados nas disciplinas de História Geral e do Brasil, Matemática, Português, Biologia, Literatura, Física e Química. O projeto social segundo a coordenadora Thallyta Midiã é dar oportunidade aqueles que não têm condições de pagar um preparatório para o Vestibular das federais do Estado. “O cursinho é oferecido para jovens a partir dos 17 anos que estejam cursando o 3º ano científico ou que tenham concluído”, declara Thallyta. As inscrições se encerraram para este ano e já tem lista de espera para o ano que vem. O número esperado de jovens foi de 30 em sala de aula, mas a quantidade de estudantes aumentou para 43 inscritos. O curso acontece todos os sábados no horário das 8 às 17h.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Pagode para estudante preocupa pais de alunos

A denuncia partiu da mãe de um aluno de quatorze anos que saiu da aula sem autorização para ir ao pagode e chegou em casa bêbado

A Rua Afonso Pena, que fica no bairro da Boa Vista, ao lado da UNICAP e perto de várias outras instituições de ensino, é ocupada todas as sextas feiras, por uma multidão de estudantes, em sua maioria menores, que vão para um pagode que funciona no local desde 2008.

O problema é que o pagode começa no início da tarde e termina por volta das 22h, hora em que a maioria dos jovens deveriam estar na escola. Além disso, não são feitas restrições quanto à venda de bebidas para menores de idade e, segundo os comerciantes que trabalham nas proximidades, é comum ocorrerem brigas em frente ao pagode.

A mãe de um aluno de quatorze anos denunciou o caso depois de perceber que por duas sextas feiras seu filho chegou em casa, mais tarde que o normal, e com cheiro de bebida. “Fui na escola depois que suspeitei que ele andava bebendo escondido, e ele não estava. O próprio diretor avisou-me que muitos alunos da escola estavam faltando aula para ir ao pagode. Fui lá e o encontrei quando ele se preparava para entrar” contou. A mãe contou ainda que viu meninos e meninas com camisas de várias escolas bebendo e fumando em frente ao local.

Secretaria de Saúde lança programa para combater acidentes com motos

A Secretaria Estadual de Saúde apresentou, na última quinta-feira (26), o Programa Estadual de Redução dos Acidentes de Moto. O programa quer conscientizar os motoqueiros para, junto com o Estado, diminuir os acidentes. Em 2007 (os dados de 2008 ainda não foram fechados), 136 pessoas foram internadas devido a acidentes com motos, que significa 23,9% dos atendimentos nas unidades de saúde do Estado. Quase dez anos antes (1997), foram 47 atendimentos, que corresponde a 13% das internações daquela época.

Segundo o Departamento Estadual de Transito de Pernambuco (Detran/PE), em 1990, estavam registradas no órgão 33.381 motos. Em 2008, o número de motos chegou a 457.290. Este aumento significativo no número de motos, atrelado a uma falta de consciência dos condutores, levaram o numero de acidentes a quadruplicar em dez anos superlotando as unidades de saúde.

Interior

Falta de fiscalização agrava o problema, principalmente no interior

Pesquisadores do Laboratório de Estudos em Violência e Saúde (Leves) da FIOCRUZ Pernambuco, compararam a relação entre o número de acidentes fatais por motocicletas e o número de habitantes de cada município de Pernambuco. Foram consideradas zonas críticas pelos estudiosos os municípios pernambucanos de Ouricuri, Trindade e Ipubi, no Sertão; Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Calumbi e Betânia; na região do Sertão do Pajeú; Petrolina, Afrânio e Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco; e Brejo, Tacaimbó, São Caetano, Saloá e Bom Conselho, no Agreste. Nestas regiões é comum encontrar adolescentes pilotando motos e quase ninguém usa capacete. Falta fiscalização.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Semana da água: Peça de teatro ensina crianças como melhorar o uso da água

Com informações do portal Pernambuco
Nesta semana da água, estudantes da rede pública de ensino terão aula-espetáculo sobre os múltiplos usos da água e sobre o combate ao desperdício desse importante recurso natural. Através da peça teatral “A História da Gota Gaiata”, a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) pretende repassar, para os jovens, conteúdos que tragam a conscientização acerca do tema.

A peça, que faz parte do projeto Educação Ambiental com Arte, será encenada nesta quinta-feira (26) no Teatro Barreto Júnior, em dois horários: 9h30 e 15h. Já no dia 27, a história da Gota Gaiata será apresentada para os alunos do Colégio Mardônio Coelho, da Bomba do Hemetério, zona norte da cidade. Os alunos do Colégio participam do projeto Bombando Cidadania, idealizado e realizado pelo grupo Wal-Mart. Ao todo, 960 crianças assistirão ao espetáculo.
A semana da água termina na próxima sexta (27).

quarta-feira, 25 de março de 2009

Reclamação: apenas três trens da Linha Sul do Metrô estão operando


Com intervalos de aproximadamente 20 minutos e trens lotados, o serviço não vem agradando os usuários




A nova linha do metrô do Recife, (Linha Sul) circula com apenas três trens e as pessoas têm que esperar, em média, 20 minutos para embarcar. O novo trecho segue pela Imbiribeira e chega até a estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, percurso de 14 quilômetros normalmente feito em 25 minutos.

No novo trecho estão incluídas cinco novas estações: Cajueiro Seco, Prazeres, Montes Guararapes, Porta Larga e Aeroporto. Os usuários do serviço estão reclamando da espera, alegando que apenas três trens é muito pouco para atender a demanda.

Outra reclamação é acerca da falta de terminais de integração com ônibus, que ainda não foram sequer construídos. A Superintendência do Metrorec afirma que até abril de 2010 as obras serão concluídas.
Na ultima segunda-feira (23), o presidente Lula veio, pessoalmente, a Recife para a inauguração da inacabada obra que está sendo feita com recursos do PAC.

SEMANA SANTA NA IGREJA DO CARMO DE OLINDA

Depois de décadas sem vivenciar as celebrações da Semana Santa na Igreja do Carmo de Olinda, neste ano de 2009, comemorando a reintegração do templo aos frades carmelitas, foram programados os atos litúrgicos que marcam esses dias.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 05/04, às 11h - Missa e Bênção dos Ramos, no Domingo de Ramos
Dia 09/04, às 17h - Missa Solene da Ceia do Senhor, na Quinta Feira Santa.
Dia 10/04, às 15h - Celebração da Paixão do Senhor, na Sexta Feira Santa
Dia 11/04, às 19h30 - Solene Vigília da Ressurreição do Senhor, no Sábado Santo
Dia 12/04, às 11h - Missa da Ressurreição no Domingo de Páscoa




Observação: as celebrações acontecerão no Corredor Lateral contíguo à Igreja do Carmo de Olinda, porque a igreja ainda está em obras.

terça-feira, 24 de março de 2009

Bebê encontrado dentro de saco plástico está internado no Imip

Deu entrada no IMIP, Instituto materno infantil de Pernambuco, na noite de ontem, o menino que foi encontrado em um lixão dentro de um saco plástico no município de São Bento do Una Agreste pernambucano.

O menino, que pesa 3,7 quilos, ainda estava com vestígios de placenta no corpo quando policiais militares o encontraram.

Os primeiros socorros foram prestados no hospital municipal de São Bento do Una. Logo em seguida o bebê foi encaminhado para o Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru de onde foi transferido para o Imip.

Governo se reúne para discutir situação de hospitais universitários

A pedido do governador Eduardo Campos, o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Aristides Monteiro, reuniu-se nesta segunda-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, com o secretário de Planejamento e Gestão, Geraldo Júlio; o secretário executivo de Saúde, Frederico Amâncio; o secretário de Administração, Paulo Câmara, o secretário-chefe da Casa Civil, Ricardo Leitão, e o controlador geral do Estado, Ricardo Dantas, para discutir a situação dos hospitais universitários Oswaldo Cruz (HUOC) e Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), administrados pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Ficou decidido que o secretário Frederico Amâncio deverá procurar ainda nesta segunda a diretoria do HUOC para agendar uma reunião e discutir soluções para a situação do hospital, que recebeu este ano do Sistema Único de Saúde (SUS) aproximadamente R$ 7,6 milhões e até agora só gastou R$ 3,5 milhões. Também foi decidido que a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) receberá o reitor da UPE, Carlos Calado, para discutir uma proposta orçamentária para o Procape.
Ainda esta semana haverá nova reunião com a equipe do Governo para tratar dessas e de outras questões relativas à Universidade. O secretário Aristides Monteiro, que viajou no início desta tarde para os Estados Unidos em missão de governo, ligou para o reitor Carlos Calado logo após a reunião no Palácio informando sobre todas as decisões tomadas.

SESSÕES DE CINEMA GRATUITO

Nesta quarta-feira (25), a Biblioteca Popular de Casa Amarela, na rua Major Afonso Leal, s/n, exibe a comédia romântica do diretor Gil Junger, Antes que o Dia Termine (EUA 2004), às 9h (sessão única). No elenco, Jennifer Love Hewitt (Samantha Andrews) e Paul Nicholls (Ian Wyndham).
Já a Biblioteca Popular de Afogados, na rua Jacira, s/n, exibe, nesta quarta-feira (25), o infantil do diretor Lawrence Guterman - Como Cães e Gatos (título original Cats and Dogs - EUA 2001), em duas sessões: 9h e 14h.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Consórcio Grande Recife: descumprimento de prazos de entrega do VEM revolta estudantes

Usuários reclamam que o consórcio grande Recife não está cumprindo os prazos de entrega do VEM

Após uma visível desorganização no recadastramento dos estudantes, usuários do passe fácil, a antiga EMTU, hoje consórcio grande Recife, não está conseguindo cumprir com os prazos estipulados, por ela mesma, para a entrega do novo bilhete o VEM (Vale eletrônico metropolitano).
A queixa vem de vários estudantes que alegam não terem recebido nenhum esclarecimento acerca do atraso.

A Estudante Universitária Paula Francinnett informou que vai ter que esperar um contato telefônico para tentar pegar o bilhete. ”Tentei imprimir o formulário na internet e não consegui, mas como estava dentro do prazo, fui ao geraldão pegar o VEM e lá fui informada que o cartão ainda não estava pronto e que o consórcio ligaria para que eu voltasse para pegar o bilhete outro dia” contou.

Outros estudantes informaram, por e-mail, que não tem nenhum tipo de aviso no site do consórcio prevenindo os usuários para essa situação. “Bastaria um aviso no site ou um número de telefone para evitar que o usuário tenha que se deslocar até o geraldão para saber que o VEM ainda não está pronto.
Com a palavra o consórcio grande Recife

domingo, 22 de março de 2009

Delegado regional de Caruaru é assassinado em Palmares

Fernando Machado chegou a ser socorrido com vida, mas morreu no hospital; a filha dele levou um tiro de raspão no pescoço
O delegado regional de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Fernando Machado, foi assassinado neste domingo (22) em Palmares, na Zona da Mata do Estado. A vítima estava dentro da casa onde morava quando homens armados teriam invadido o lugar e atirado contra ele.
O delegado chegou a ser socorrido para o Hospital Regional de Palmares por volta das 11h45, mas morreu cerca de uma hora depois devido a uma hemorragia interna provocada por perfurações no tórax.
Uma das balas teria atingido de raspão o pescoço da filha do delegado. Ela foi medicada, liberada e passa bem.
O corpo de Fernando Machado foi levado para o Instituto de Médico Legal (IML) de Caruaru.

Jovens adventistas organizam campanha mundial de doação de sangue

Uma campanha de doação de sangue mobilizou mais de 350 voluntários de vários municípios da Região Metropolitana do Recife neste sábado (21), na sede do Hemope. O projeto Vida por Vidas é organizado pela Sociedade dos Jovens Adventistas

Uma campanha de doação de sangue mobilizou mais de 350 voluntários de vários municípios da Região Metropolitana do Recife neste sábado (21), na sede do Hemope. O projeto Vida por Vidas é organizado pela Sociedade dos Jovens Adventistas.
“Isso acontece através de uma mobilização das mais de 250 igrejas nossas aqui do Estado de Pernambuco. Nós trabalhamos para que cada membro da igreja se torne um divulgador do projeto de doação de sangue”, explica Enilson Pedreira, pastor da Igreja Adventista. A Campanha existe há quatro anos e, nesse tempo, conseguiu levar quatro mil doadores aos hemocentros.
Além das doações, houve apresentações musicais e palestras sobre a importância do gesto solidário. Qualquer pessoa pode participar da campanha, que se estende até o dia 4 de abril, sempre aos sábados. “É mais um ato de amor ao próximo. Pra salvar outras vidas”, testemunha o motorista Cirilo Oliveira, que já perdeu as contas do número de doações de sangue que já fez.
“Nos sábados temos em média 150 doadores, mas com o projeto nos conseguimos chegar a 400 por sábado”, contabiliza Josinete Gomes, supervisora de Captação do Hemope. O projeto Vida por Vidas vai acontecer simultaneamente em todos os países da América do Sul. A proposta se repete todos os anos no período da Páscoa, com o objetivo de abastecer os estoques de hemocentros, que geralmente ficam em condições precárias depois do Carnaval.

SERVIÇO
Hemope - 8h às 17hRua Joaquim Nabuco, GraçasTelefone (gratuito): 0800.81.1535

Da Redação do pe360graus.com


sexta-feira, 20 de março de 2009

Festival de verão: Grande Recife reforça frota para os dias de festa

Com informações da Assessoria
O Grande Recife Consórcio de Transporte vai reforçar o número de ônibus de sete linhas para atender a demanda de passageiros que devem se deslocar até o Chevrolet Hall para o Festival de verão do Recife 2009. Ao todo será 85 viagens a mais durante os dias do evento (20 e 21/03).

Além do reforço, a empresa também alterou o itinerário de quatro linhas, para levar os usuários até o local das atrações.

Além das linhas envolvidas na operação especial, o Consórcio disponibiliza aos usuários outras 38 linhas (lista abaixo) que normalmente trafegam atendendo nas imediações do evento.

Todos os ônibus envolvidos na operação montada para atender os usuários que irão se deslocar para o festival, estarão com adesivos indicando que o veículo realizará atendimento ao Chevrolet Hall. Os usuários também podem obter informações sobre o reforço, através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800.0810158.

Confira a programação detalhada das linhas:

Linhas com reforço:

043 - Aeroporto/Tacaruna Itinerário: ...Av. Agamenon Magalhães, Av. Olinda, Retorno sob o viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães...

050 – PE 15/Boa Viagem Itinerário: ... Av. Agamenon Magalhães, Av. linda, Retorno sob o viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães (Chevrolet Hall), retorno sob o viaduto do Tacaruna, Av. Olinda...

990 - Pau Amarelo/ Varadouro Itinerário: ...Pça do Carmo, Largo do Varadouro, Av. Pres. Kennedy, Girador do Complexo Salgadinho, Av. Agamenon Magalhães (Chevrolet Hall), Retorno sob o viaduto do Tacaruna, Av. Olinda, Largo do Varadouro...

967 - Igarassu (Sítio Histórico) Itinerário: CID/SUB ... Av. Cruz Cabugá (Tacaruna), Av. Olinda, Retorno sob o viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães (Chevrolet Hall), Retorno sob viaduto Tacaruna, Av. Olinda...

460 Camaragibe (Príncipe) Itinerário: ...R. da Aurora, Av. Norte, Pça Gal. Abreu e Lima, Av. Cruz Cabugá (Tacaruna), Av. Olinda, Retorno sob o viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães (Chevrolet Hall), Av Cruz Cabugá, Av. Visconde de Suassuna...

532 - Casa Amarela (Cabugá) Itinerário: ...R. da Aurora,Av. Norte, Pça. Abreu e Lima, Av. Cruz Cabugá (Tacaruna), Av. Olinda, Retorno sob o Viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães(Chevrolet Hall)Av. Cruz Cabugá, Av. Visconde de Suassuna...

861 – Santa Casa / Joana Bezerra Itinerário: ... Av. Agamenon Magalhães, Av. linda, Retorno sob o viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães (Chevrolet Hall), retorno sob o viaduto do Tacaruna, Av. Olinda...

As linhas com alterações de Itinerários nas viagens são:

915 – PE-15 Itinerário: ...Av. Agamenon Magalhães, Av. Olinda, Retorno sob o viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães...

986 – Rio Doce/Derby Itinerário: ...Av. Agamenon Magalhães, Av. Olinda, Retorno sob o viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães (Chevrolet Hall), Retorno sob Viaduto do Tacaruna, Av. Olinda

460 - Camaragibe (Príncipe) Itinerário: R. da Aurora, Av. Norte, Pça Gal. Abreu e Lima, Av. Cruz Cabugá (Tacaruna), Av. Olinda, Retorno sob o viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães (Chevrolet Hall), Av Cruz Cabugá, Av. Visconde de Suassuna...

532 - Casa Amarela (Cabugá) Itinerário: ...R. da Aurora, Av. Norte, Pça Gal. Abreu e Lima, Av. Cruz Cabugá (Tacaruna), Av. Olinda, Retorno sob o viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães (Chevrolet Hall), Av Cruz Cabugá, Av. Visconde de Suassuna...

Linhas que trafegam para o Chevrolet Hall sem mudança de itinerário
811 Campo Grande
821 Jardim Brasil I (Estr. de Belém)
823 Jardim Brasil II (Estr de Belém)
824 Jardim Brasil II (Cruz Cabugá)
825 Jardim Brasil / Joana Bezerra
831 Aguazinha (Estr deBelém)
838 Alto da Conquista
841 Nova Olinda
843 Alto da Bondade
844 Santa Casa
847 Alto Nova Olinda
849 Vila Nossa S. da Conceição
851 Córrego do Abacaxi
910 Rio Doce / Piedade
911 Ouro Preto (Cohab)
913 PE – 15 / Joana Bezerra
916 Ouro Preto / Joana Bezerra
920 Rio Doce / CDU
921 Ouro Preto (Jatobá I)
924 Maranguape I
925 Maranguape II
926 Ouro Preto (Jatobá II)
930 Rio Doce / Dois Irmãos
946 Igarassu (BR – 101)
954 Caetés
962 Abreu e Lima
971 Amparo
972 Bultrins
973 Casa Caiada
974 Jardim Atlântico
981 Rio Doce (Cde Boa Vista)
982 Conjunto Beira Mar / Derby
983 Rido Doce (Princesa Isabel)
991 Engenho Maranguape (Janga)
992 Pau Amarelo
993 Conjunto Praia do Janga
994 Conjunto Beira Mar
999 Pau Amarelo (Cde Boa Vista)

Padre morto a tiros em Areias

Um padre salesiano foi assassinado a tiros na noite de ontem (19) no bairro de Areias, no Recife.
Segundo a polícia, Ramiro Ludeño y Amigo, 64 anos, foi morto dentro do seu próprio automóvel. Ramiro tinha ido jantar na casa de uma amiga. Quando estava tirando o carro do estacionamento foi alvejado por um tiro no braço, que acabou perfurando o tórax. A vítima foi socorrida para o Hospital Português, mas não resistiu.
Padre Ramiro, que era espanhol e morava há 34 anos no Brasil, destacou-se pela atuação no Movimento de Apoio aos Meninos de Rua (Mamer), organização que atua com adolescentes no bairro de Socorro, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
As pessoas mais próximas ao padre, dirigiram-se ao Hospital Português, para onde o corpo foi levado. Eles disseram que o padre era muito querido e nunca recebeu ameaças.
Como não tinha parentes no Brasil, os amigos do padre estão esperando para entrar em contato com os familiares de Ramiro Ludeño na Espanha na manhã desta sexta-feira (20), para acertar os detalhes do velório.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Divulgado o resultado do Vestibular Cidadão da UFPE

Foi divulgada a lista dos aprovados na selação para vagas no cursinho Vestibular Cidadão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os aprovados devem comparecer para a matrícula entre esta quinta (19) e sexta-feira (20), sempre das 13 às 17h. Aproximadamente 220 pessoas assistirão aulas, ministradas de segunda a sábado, e receberão o material didático gratuitamente.

Para efetuarem a matrícula, os aprovados devem levar uma cópia do documento de Identidade, da ficha 19 ou declaração da escola em que está cursando o 3º ano, do CPF, do comprovante de residência (conta de luz atualizada) e três fotos 3x4. Além do comprovante de renda atualizado do responsável pela família cópia do documento de identidade do mesmo. No caso de estudante bolsista da rede particular, deve levar também a declaração da instituição de ensino comprovando a situação de bolsista.

As aulas terão início dia 23, no anexo II da Faculdade de Direito (FDR), localizado no mesmo prédio da Defensoria Pública, bairro da Boa Vista, próximo ao Parque 13 de Maio.
Confira a lista dos aprovados
Com informações da assessoria.

Vigilância Sanitária interdita emergência de hospital em Tracunhaém

Fiscalização do Cremepe encontrou falta de medicamentos e até um falso medico atuando na unidade

A Apevisa, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, interditou a emergência da Unidade Mista Maria Gercina da Silva, que fica no município de Tracunhaém, logo após a realização de uma fiscalização.

Os inspetores da Agência estiveram no local, na manhã de ontem (18), e verificaram que o setor não possui ambulância para transportar os doentes, desfibrilador, materiais de vigilância mecânica, medicações reanimadoras e equipamentos para entubação.

“A unidade não tem a mínima condição de atender a população e por isso, os inspetores retornarão ao local para interditar a emergência hoje (19). Os pacientes da localidade serão referenciados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para o Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata”, disse o gerente geral da Apevisa, Jaime Brito.
Falso médico

A denúncia contra o hospital foi feita após uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) que identificou além dos inúmeros problemas a atuação de um falso médico.
De acordo com o presidente do Conselho, uma ficha funcional comprovou a atuação irregular do estudante de medicina da Universidade de Pernambuco, Rodrigo Floro Luciano Silva, que não possui registro no Conselho Regional de Medicina.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Revista de Teologia e Ciências da Religião lançará edição sobre Dom Helder


Por Tiago Cisneiros - ASSECOM UNICAP

A Revista de Teologia e Ciências da Religião, organizada pela Universidade Católica de Pernambuco, será lançada no dia 31 de março (terça-feira), às 19h, no auditório da Livraria Cultura. O tema da publicação é “O Século de Dom Helder”, em homenagem ao centenário do ex-arcebispo de Olinda e Recife. Na ocasião, também, será realizado o debate “Helder Câmara, o Dom da Paz”. O evento contará com a presença do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e dos professores Newton Darwin de Andrade Cabral e Luiz Carlos Luz Marques, ambos professores da Unicap.

Concurso oferece 15 vagas para professor na UFRPE

Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de abril na secretaria do departamento de oferta das vagas

Estão abertas a partir desta terça-feira (17) até o dia 15 de abril, as inscrições para concurso público que preencherá vagas de professores assistentes e adjuntos no campus de Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Estão disponíveis 15 vagas, em áreas diversas e nos regimes de trabalho de 40 ou 20 horas semanais. Para se inscrever o candidato deverá efetuar a inscrição, das 8h30 às 11h30 e de 14h30 às 17h30, na secretaria do departamento de oferta das vagas.
O Edital com as informações sobre o concurso e as inscrições estão disponíveis no site da UFRPE, na seção Editais e Concursos.

terça-feira, 17 de março de 2009

Iniciada a fundação do terreno do Hospital Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara

Começou a etapa de fundação do terreno onde será erguido o Hospital Metropolitano Dom Hélder Câmara, situado às margens da BR 101 Sul. Futura referência para toda Mata Sul e para parte da Região Metropolitana, a unidade deverá desafogar o atendimento nos grandes hospitais e solucionar os problemas no atendimento de urgência e emergência de 35% da população de Pernambuco, inclusive os pacientes que precisarem de atendimentos de queimaduras. A fase da fundação do terreno, também chamada de construção do alicerce, deverá ser concluída dentro de 40 dias.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Confirmada a causa das mortes de casal de adolescentes

IML confirmou que a causa das mortes foi mesmo por intoxicação

O casal de adolescentes encontrados mortos dentro de um carro, no Curado IV, Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, na manhã do último sábado (14), foram mesmo vítimas de intoxicação por monóxido de carbono (CO), emitido pelo próprio veículo que estavam. O resultado do exame realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) foi divulgado na manhã de ontem (15).

O estudante de jornalismo Renne Dantas da Costa e Silva, 22 anos, e Kamilla Luna de Lima, 19, estavam dentro de um Palio verde, placa KIS-7860, estacionado na garagem do prédio onde o rapaz morava e dormiram com o ar-condicionado ligado. Eles teriam chegado na casa de Renne por volta das 1h de sábado. Os corpos foram encontrados apenas às 11h.

O corpo de Renne será velado a partir das 12h30 no Cemitério Parque das Flores, Recife. O sepultamento será às 16h. O enterro de Kamilla será no Cemitério de Santo Amaro, às 16h30.

Localidades do Recife, Cabo e Jaboatão ficarão sem água até quinta

A paralisação no abastecimento é para que sejam feitos serviços na adutora de Gurjaú

A compesa (companhia pernambucana de saneamento) vai interromper por 48 horas, a partir de amanhã (17), o abastecimento em alguns bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

A suspensão do abastecimento é para que técnicos da Companhia façam reparos na adutora de Gurjaú. A paralisação atingirá, em Jaboatão, os seguintes bairros: Prazeres, Distrito Industrial, Barra de Jangada, Cajueiro Seco, Massangana, Muribeca, Piedade, Candeias.

No cabo as comunidades atingidas serão: Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Distrito Industrial do Cabo e no Recife, ficará sem água apenas o bairro do Jordão. O trabalho será iniciado às 6h, e a previsão é que seja concluído às 6h da próxima quinta-feira (19).

sexta-feira, 13 de março de 2009

Ônibus movido a lenha

Usuários da Itamaracá transportes reclamam das nuvens de fumaça produzidas pelos ônibus
Recebemos na manhã de ontem (12), um e-mail de uma estudante de Ciências biológicas, que não autorizou a divulgação do seu nome, reclamando das nuvens de fumaça liberadas pelos ônibus da empresa Itamaracá Transportes.

Não conseguimos fotografar o ônibus nº 472 da linha Igarassu que, segundo a estudante, emite tanta fumaça que, as pessoas que estavam sentadas nas cadeiras próximas a saída do escape, tiveram que fechar a janela. Porém ao observar outros ônibus, tanto da Itamaracá como de várias outras empresas, constatamos que a emissão de fumaça parece ser fora do normal.

Com a palavra a Itamaracá transportes.
Se alguém conseguir fotografar este ônibus, nós publicaremos com os devidos créditos.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Prorrogado, por tempo indeterminado, o prazo para decreto que proíbe comércio na orla de B. Viagem

Depois do protesto dos ambulantes, os vereadores do Recife e o secretário de Planejamento da cidade, decidiram prorrogar, por tempo indeterminado, o prazo para que o decreto que proíbe comércio na orla de Boa Viagem comece a valer

Uma comissão de vereadores se reuniu ontem (10) com o secretário de Planejamento do Recife, Amir Schvartz para tratar da proibição do comércio na orla de Boa Viagem. O secretário decidiu prorrogar, por tempo indeterminado, o prazo para que o decreto que proíbe o comércio na orla de Boa Viagem entre em vigor. Ele ficou de levar as reivindicações dos ambulantes ao prefeito João da Costa.

A reunião foi resultado de um protesto que os ambulantes fizeram, na tarde de ontem, na Câmara de Vereadores do Recife. Inconformados com a proibição da venda de alimentos e bebidas na praia, os comerciantes ocuparam as galerias da Câmara para cobrar dos vereadores uma solução para o problema.O conselho de moradores do bairro de Brasília Teimosa, no Recife, que liderou o ato na Câmara, disse que é favorável a uma reordenação da venda de alimentos na praia, mas que não aceita a proibição do trabalho dos ambulantes.

"O que o povo quer é o direito de trabalhar, se fizer um reordenação, concordamos, portanto que seja garantido o trabalho para todos eles'', disse o presidente do conselho de moradores de Brasília Teimosa, Francisco Pinheiro.

Moradores de Afogados estão encarcerados pela violência

Recebemos na tarde de ontem (10), um e-mail de um dos nossos leitores, que denunciava a violência que vem crescendo a cada dia, impulsionada pelo tráfico de drogas, no bairro de afogados, zona oeste do Recife.

Não precisamos ir muito longe para confirmar a informação, tendo em vista que, na madrugada de ontem para hoje, ocorreu na avenida central, que fica ao lado do muro do metrô, próximo à estação Afogados, um duplo homicídio. Segundo informações da polícia e de moradores, o assassinato foi causado pela disputa entre dois grupos que assaltam e traficam nas proximidades.

Nivaldo Francisco da Silva Júnior, de 27 anos, conhecido com "Chico Satanás", e outro homem ainda não identificado foram mortos com vários tiros porque teriam ido matar um adolescente de 17 anos, quando outro grupo reagiu e matou os dois. Ninguém foi preso.

As investigações ficarão a cargo do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

terça-feira, 10 de março de 2009

Mais um assassinato no bairro de San Martin

Segundo moradores a vítima, estava na frente da sua casa quando dois homens em uma moto chegaram atirando

Um homem foi morto a tiros na noite de ontem (9), no bairro de San Martin, zona oeste do Recife.
De acordo com informações da polícia, Ubiraci José Pereira da Silva, 38 anos, estava na frente da sua casa, na Rua Vereador Sérgio Xavier, quando dois homens em uma moto chegaram atirando.
Os familiares informaram que a vítima era aposentada, trabalhava como gari e também era agiota. Ubiraci ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos.

segunda-feira, 9 de março de 2009

MUSEU DO RECIFE TEATRALIZA A HISTÓRIA DA CIDADE

Do site da PCR
Em comemoração ao 472º. aniversário do Recife, no próximo dia 12, o Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas), no bairro São José, promove a ação Recife em Cordel. A atividade consiste numa visita guiada teatralizada à exposição História de Muitos – Evolução Urbana do Recife, que acontece a partir desta segunda-feira (9).
De caráter pedagógico, a mostra é construída de forma cronológica e reúne reproduções de mapas, fotografias, plantas, textos e objetos que contribuíram para a evolução da cidade, entre os séculos XVII e XXI. Os visitantes de grupos escolares serão guiados pelos contadores de estória Rodrigo Vasconcelos e Kalhil Gibran Melo. “Os profissionais contarão a história da cidade através do cordel e os alunos podem participar de uma oficina, na qual aprenderão a escrever versos”, disse a diretora do Museu, Maria de Betânia.
Nos sábados e domingos deste mês, as visitas teatralizadas acontecerão sempre às 15h30, e o ingresso será gratuito. Nos demais horários, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, o acesso ao Museu custa R$ 1,00, exceto para as escolas públicas. O agendamento prévio deve ser feito através dos telefones 3232.2812 ou 3232.2833 / Ramal 24.

Quatro carros furtados no estacionamento de supermercado

Os furtos ocorreram no estacionamento do maior supermercado de Casa Caiada enquanto os proprietários faziam compras


A delegacia de plantão de Olinda registrou no último sábado (07), quatro ocorrências que na verdade pareciam ser a mesma. Nos quatro registros de furto de veiculo, as vítimas se queixavam que foram fazer compras no maior supermercado do bairro e ao voltar ao estacionamento não encontraram mais o automóvel.

A polícia investiga se existe ligação entre os furtos, mas o que a população quer mesmo saber é se o supermercado vai se responsabilizar pelos automóveis que estavam em seu estacionamento e por isso, sobre sua responsabilidade.

domingo, 8 de março de 2009

Abertura da Campanha da Fraternidade leva cerca de duas mil pessoas as ruas do Recife

Missa na Basílica do Carmo e caminhada pelas ruas do centro do Recife iniciou a campanha da fraternidade na CNBB Nordeste 2 e na Arquidiocese de Olinda e Recife
A Basílica do Carmo foi invadida por uma multidão, na manhã de hoje (07), para a Celebração de abertura da Campanha da Fraternidade 2009 que este ano aborda o tema da segurança pública. Presidida pelo presidente da CNBB NE2 e Arcebispo de Maceió-AL, Dom Antonio Muniz Fernandes, a missa reuniu praticamente todos os Bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB além de Padres, Religiosos e Religiosas e cerca de seiscentos fiéis.

Durante a missa, Dom Muniz falou da necessidade de construir uma cultura de paz entre os povos, “A cultura da paz deve começar no seio das famílias para expandir-se entre toda a sociedade. Somente assim, conseguiremos promover a defesa da vida em um sentido mais amplo”. Dom Muniz citou ainda o posicionamento da CNBB e do Vaticano a respeito do caso do estupro, da gravidez de gêmeos e do aborto a que foi submetido uma menina de nove anos natural de Alagoinha – PE, “o Episcopado está convicto de que a Igreja deve sempre colocar-se em defesa da vida e lamentamos que o caso não tenha sido discutido com a serenidade e com o tempo necessário”.

Após a missa, os fiéis que estavam dentro da Igreja, juntaram-se com outras pessoas que aguardavam o término da celebração no pátio do Carmo e seguiram em uma caminhada pela paz acompanhada por um trio elétrico e duas freviocas. Durante o trajeto, aconteceram duas paradas para apresentações de grupos ligados a Igreja, revivendo situações de violência que normalmente encontramos nos noticiários.

A animação da multidão ficou a cargo do Frei Damião que colocou o povo para cantar o tempo inteiro, enquanto agitavam lenços brancos e bandeiras chamando a atenção de todos os transeuntes.

A caminhada terminou em frente ao monumento tortura nunca mais, na rua da aurora, após apresentações da pastoral carcerária que colocou todos para dançar ciranda e para rezar em torno do monumento.

sexta-feira, 6 de março de 2009

CNBB NE 2 e Arquidiocese de Olinda e Recife abrem, oficialmente, a Campanha da Fraternidade 2009


Entrevista coletiva com a presidência da CNBB NE 2 e com uma representação da Arquidiocese de Olinda e Recife marcou o lançamento da Campanha


“Chamar a atenção da sociedade para a questão da violência”, com essas palavras o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 e Arcebispo de Maceió-AL, Dom Antonio Muniz Fernandes iniciou na manhã de hoje (06), oficialmente em entrevista coletiva, a Campanha da Fraternidade no Regional Nordeste 2 da CNBB – Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.


Costumeiramente, a Campanha da Fraternidade é lançada, todos os anos, na Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma. Porém, para 2009 a tradição foi modificada tanto na CNBB NE2, como na Arquidiocese de Olinda e Recife que lançam juntas a Campanha com programações hoje e amanhã (7).


O Bispo de Palmares-PE, Dom Genival Saraiva de França que também é secretário geral da CNBB NE2, falou na coletiva, da importância da conscientização das pessoas para a construção de uma cultura de paz e argumentou que essa cultura deve iniciar a partir da busca da paz interior de cada indivíduo bem como, no seio da família. O coordenador Regional das campanhas, Dom Francisco Dantas de Lucena, que também é Bispo da Diocese de Guarabira-PB, falou das motivações que levaram a CNBB para a escolha deste tema e ressaltou a participação da Pastoral Carcerária que há alguns anos vinha sugerindo a questão da segurança pública para ser tema da CF.



O Padre Luciano Rodrigues, pároco de Jardim São Paulo e coordenador da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Olinda e Recife a qual representou na entrevista coletiva, falou da articulação que acontecerá com as instâncias governamentais no sentido de buscar ações concretas para a campanha. Ele comentou ainda, sobre os demais eventos que acontecerão hoje às 19h, no auditório da FAFIRE e amanhã a partir das 9h na Basílica do Carmo de onde sairá, após a Celebração Eucarística, uma caminhada pela paz que terminará em frente ao monumento tortura nunca mais as margens do rio Capibaribe.



No final da coletiva, o Bispo de Pesqueira - PE, Dom Francisco Biasin, leu para os presentes, em nome de todos os Arcebispos e Bispos do Regional NE2, uma nota sobre o caso do estupro da menina de nove anos que culminou em um aborto induzido.



Confira o que diz a nota:


NOTA EM DEFESA DA VIDA




Nos, Bispos da Igreja Católica, Coordenadores e Coordenadoras de Pastoral, reunidos na sede da CNBB do Regional NE 2, na Cidade do Recife, tomamos conhecimento do caso de uma menina de nove anos da cidade de Alagoinha-PE, grávida de gêmeos, resultado do estupro praticado pelo padrasto e da interrupção da gravidez. Diante do fato e da sua repercussão, sentimo-nos levados a fazer uma breve reflexão:

1. A Igreja, historicamente, sempre se colocou a favor da vida, desde a sua concepção e desenvolvimento até o seu declínio natural, iluminada pela Palavra de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham plenamente” (Jo 10,10).

2. Esse princípio norteou a prática da Igreja no Brasil, também na época do Regime Militar, instaurado em 1964, quando se colocou a favor da vida e da dignidade das pessoas, defendendo os direitos humanos dos perseguidos, torturados e refugiados políticos.

3. A Campanha da Fraternidade que, a cada ano, promove a vida e defende a dignidade das pessoas, coloca-se contra todo tipo de violência, em qualquer circunstância, para construir uma sociedade baseada na “civilização do amor”.

4. Hoje, cresce a consciência dos direitos humanos, que não admite nenhum tipo de violência, tanto mais, envolvendo a criança e a mulher. No caso específico, repudiamos o estupro e o abuso sexual sofridos pela criança.

5. Vivemos em uma sociedade pluralista onde o Estado se estrutura e se rege por uma legislação, refletindo a cultura dominante, que nem sempre respeita os princípios éticos e naturais. Nem sempre se pode identificar o que está amparado por leis, com princípios éticos e valores morais. Para nós, sempre terá precedência o mandamento do Senhor: “Não matarás”!

Portanto, diante da complexidade do caso, lamentamos que não tenha sido enfrentado com a serenidade, tranqüilidade e o tempo necessário que a situação exigia. Além disso, não concordamos com o desfecho final de eliminar a vida de seres humanos indefesos.

Cabe a nós externar publicamente as nossas convicções em defesa da vida que é sempre um dom de Deus.

Recife, 05 de março de 2009.

quinta-feira, 5 de março de 2009

PCR LANÇA EMISSÃO DA CERTIDÃO NEGATIVA DO ITBI NA INTERNET


A emissão das Certidões Negativas de Débitos do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), documento que comprova a regularidade do contribuinte com a Prefeitura do Recife, está agora disponível na internet.
Na página da Secretaria de Finanças, do site da PCR (www.recife.pe.gov.br) o cidadão, com o número do seu processo, faz o acesso pelo link “Emissão de documentos”, clicando em “Certidão de Quitação do ITBI”. A verificação da autenticidade do documento também pode ser feita no mesmo local.
O ITBI é tributado, ao comprador, nas transações de compra e venda de imóveis. O valor é de 2% sobre o preço de mercado do bem. A certidão é imprescindível para o registro do imóvel em cartório. De acordo com o diretor Geral de Administração Tributária, Antônio Gomes, com a quitação do imposto, o documento estará disponível para visualização online após a compensação bancária.
A disponibilização desses serviços pela internet representa parte dos esforços da administração pública em otimizar os serviços prestados, oferecendo mais agilidade e comodidade a população. Outros documentos importantes, a exemplo da emissão de guias referentes ao IPTU, ISS e Nota Fiscal Eletrônica, também já podem ser acessados no site.

Prefeitura seleciona Graduandos de turismo para estágio

A Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife estará selecionando estagiários para trabalhar nos boxes de informações turísticas da cidade. Serão trinta vagas que vão ser ocupadas nos próximos três meses.
As principais atribuições para o cargo são de fornecer informações para visitantes e sensibilizar o público local para a valorização dos produtos e serviços turísticos da capital pernambucana.
A jornada de trabalho será de segunda a domingo em semanas alternadas, com carga horária de quatro horas diárias. Os candidatos devem ter bons conhecimentos em inglês e estar cursando a partir do 3º período do curso superior ou técnico em Turismo.


Os interessados devem enviar currículo com foto para o e-mail posto.sede@gmail.com, entre os dias 9 e 13 de março.

quarta-feira, 4 de março de 2009

IMIP concede alta a menina que engravidou do padrasto

A mãe da garota pediu a alta da filha no início da noite de ontem, elas já saíram do Imip.
A mãe da garota de nove anos, que foi abusada pelo padrasto e engravidou de gêmeos, pediu a alta da criança no início da noite desta terça-feira (3).
De acordo com o IMIP,Instituto Materno Infantil de Pernambuco, o hospital foi obrigado a conceder a alta, uma vez que a menina não corria risco de morte e esse é um direito que assiste a quem tem a guarda da criança.
Ainda de acordo com o Imip, a mãe da menina assinou um termo se responsabilizando pela saúde da filha. Ela já saiu do hospital e não se sabe se retornou para casa em Alagoinha, no Agreste do Estado, ou se foi buscar ajuda em outro hospital.

terça-feira, 3 de março de 2009

Ministério da Fazenda abre 2 mil vagas de nível médio

Pernambuco está entre os estados que oferecerá vagas no concurso público do Ministério da Fazenda. Em todo o país, serão oferecidas 2 mil vagas para o cargo de assistente técnico-administrativo, que exige nível médio de escolaridade.
Do total de vagas, 114 são para portadores de deficiência. O salário é de R$ 2.792,42. O edital do concurso foi publicado na última sexta-feira (27).
As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 9 de março pelo site www.esaf.fazenda.gov.br. A taxa é de R$ 62.
As vagas são destinadas aos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.
Entre as atividades do cargo estão execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento. A prova será aplicada no dia 26 de abril.